sábado, 16 de março de 2013

Na simplicidade da música e da palavra, aproximam-se pessoas!

Na manhã do passado dia 13 de março decorreu na biblioteca da nossa escola a atividade "Poemas Musicados". Esta simples atividade, integrada na semana da leitura, visava chamar a atenção da expressividade humana, através da música e da poesia. Nessa manhã, e durante cerca de quarenta minutos, deu-se azo à poesia, soltaram-se expressões mostradas em vozes que alguns de nós desconheciam ser tão capazes. A poesia foi cantada, lida, dita com alma, vinda de dentro, e todas essas expressões vistas nos outros e mostradas por nós, fizeram sentir uma clara saudabilidade em todos os participantes.
Como promotor da atividade, quero agradecer à professora Jaqueline Guedes, pelo apoio instantâneo que recebi aquando do surgimento da ideia primordial; à professora Germana Eiriz por todo o seu apoio, assim como ao filme que realizou e editou; à professora Judite Pereira que me ajudou na escolha de poemas alusivos ao mar; à professora Isabel Costa que tão bem disse poesia durante a atividade; ao professor Jorge Pina pelo seu imprescindível e imcomparável manusear da guitarra; à presença do professor António Duarte pela sua sensível dedicação à poesia e à música e ao professor António Figueiredo que acedeu ao meu pedido de expressar nesta manhã a sua acuidade fotográfica.
 
 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Programa da Semana da Leitura


Filme do mês de março


· Lançamento 22 de abril de 2005

· Dirigido por
Sydney Pollack

· Com Nicole Kidman, Sean PennCatherine Keenermais

· Gênero Suspense

· Nacionalidade EUA, Reino Unido

Silvia Broome (Nicole Kidman) é uma intérprete das Nações Unidas que, por acaso, ouve uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para ocorrer em plena Assembléia das Nações Unidas. Como a conversa ocorreu em um raro dialeto africano, poucas pessoas seriam capazes de compreendê-lo. A ameaça faz com que a vida de Silvia se transforme totalmente, passando a receber proteção do agente federal Tobin Keller (Sean Penn). Keller por sua vez vasculha o passado de Silvia, encontrando cada vez mais motivos para desconfiar dela. Ele fica então em dúvida se deve realmente protegê-la ou se Silvia está envolvida em uma conspiração internacional.

 
 NUM SÍTIO PERTO DE TI, ESTAMOS À TUA ESPERA…

O Carnaval na biblioteca





Comemoração do Dia dos Namorados na nossa Escola






quarta-feira, 6 de março de 2013

Livro do mês de março

 
"O Violino de Auschwitz é a história de um violino que foi criado no meio do horror. Este romance doloroso transmite, no entanto, a esperança no género humano, na salvação pela arte, na beleza e no trabalho. Daniel, o protagonista, sobrevive ao inferno de Auschwitz graças ao seu dom de criar beleza, de construir um violino para os seus verdugos. Muitos anos depois do holocausto, um músico famoso assiste a um concerto e reconhece o som inconfundível do violino de Daniel, que tinha utilizado em Auschwitz. Através do contacto com o violinista que agora possui o instrumento, desencadeia-se uma viagem ao passado que fundamenta o romance. A pureza da linguagem, sustida e sem estridências, outorga a «O Violino de Auschwitz» uma espécie de sonoridade discreta, uma paixão afinada e precisa. Uma bela demonstração da dignidade humana em todas as circunstâncias."

Um livro verdadeiramente soberbo e poderoso que inquieta e perturba profundamente o leitor…